O berçário é inspirado na Abordagem de Emmi Pikler, que se fundamenta nos seguintes pilares:

Importância do vínculo entre o cuidador referência e o bebê;
Respeito e reconhecimento à individualidade dos bebês;
Conquista da autonomia através do movimento livre;

O vínculo se constitui a partir de relações estáveis, contínuas, afetivas, de extremo respeito e carinho. Os momentos de cuidado como: banho, troca de fraldas, alimentação e preparo para o sono, são sempre realizados pela mesma educadora, garantindo o fortalecimento do vínculo.

Durante o período de acolhimento, observamos a educadora que o bebê demonstrou maior afinidade, dessa maneira a escolha do cuidador referência, vem a partir do próprio bebê. Garantindo à construção de uma relação de confiança, que lhe proporcionará segurança, para que se movimente livremente e consequentemente busque novos desafios, para o alcance de novas conquistas.

Os bebês permanecem em seus berços durante o sono ou descanso. Quando despertos, ficam na sala de referência, ao ar livre ou nos demais espaços da escola, cercados de objetos simples, com os quais possam brincar de maneira independente e possam explorá-los de diversas formas.

O ambiente é pensado para que os bebês possam exercer o movimento livre, aprimorando suas capacidades motoras enquanto brincam: virar de lado, de bruços, rolar, rastejar, engatinhar, sentar-se, ficar de pé e então marchar.


O Brincar Livre é a atividade principal do bebê e a partir da brincadeira:

Reconhecem, se apropriam e internalizam o mundo ao seu redor;
Aprendem a conviver com as leis que regem e organizam o mundo em que vivem;
Desenvolvem sua inteligência;
Constroem sua personalidade;

Os objetos oferecidos promovem experiências com diversos tipos de materiais: madeira, metais, tecidos, plásticos, palha, papelão, elementos naturais, além de vivências (para os bebês que já foram introduzidos à alimentação) com areia ou tinta comestível, legumes, frutas entre outros.  Transformando o ambiente em um laboratório, onde as escolhas de objetos variados colocados à sua volta geram condições necessárias ao seu desenvolvimento, promovendo uma intensa relação sensorial a partir do interesse dos próprios bebês, que possuem liberdade de escolha e brincam livremente e dentro do seu tempo.

Todos os dias, nossas educadoras, intencionalmente oferecem materiais diversificados para que os bebês possam explorar, investigar e pesquisar! Consideramos o bebê, desde o seu nascimento, um ser potente, social, curioso e capaz de construir seu aprendizado a partir dos seus próprios interesses.


Espaços de uso exclusivo do berçário:

Sala de estímulo
Sala de sono
Refeitório
Cozinha
Banheiro


Horários disponíveis:

⋆ Integral Estendido - 7h às 19h
* Integral - 8h às 18h
⋆ Intermediário - a combinar
⋆ 1/2 período - 8h às 12h ou 13h às 17h


Algumas literaturas que nos inspiram:

• ABORDAGEM PIKLER: EDUCAÇÃO INFANTIL
Organizador: Judit Falk
Editora: Omnisciência

• AS ORIGENS DO BRINCAR LIVRE
Autor: KALLO, EVA
Autor: BALOG, GYORGYI
editora: Omnisciência

• AVÍNCULO, MOVIMENTO E AUTONOMIA
Autor: Suzana Macedo Soares
Editora: Omnisciência

• AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância.
Autor: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman
Editora: Prisma

DIFERENCIAIS DO BERÇÁRIO ALMANAQUE

Equipe
Experiente

Ambientes convidativos e
arejados com berços individuais

200 dias letivos + janeiro e
julho sem taxa adicional

Contato diário entre
berçaristas e família

 

GALERIA DE FOTOS