A Educação Infantil tem como fundamento e eixo de trabalho o brincar, as relações e interações das crianças como parte fundamental dos processos de aprendizagem. Garantindo-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, oportunizando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Desta forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

A criança, no Almanaque, é protagonista em seus processos de aprendizagens e a partir do olhar atento e da escuta generosa dos nossos educadores tem a possibilidade de criar e apresentar hipóteses, expor suas ideias, questionar, compartilhar saberes e competências, ao mesmo tempo em que amplia seu modo de perceber a si mesma e ao outro, valorizando sua identidade, respeitando seus colegas e adultos, reconhecendo e valorizando a diversidade em todos os seres humanos.

Nosso trabalho pedagógico está fundamentado na perspectiva sócio-construtivista, inspirado na experiência educativa de Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia-Itália, Emmi Pikler, Montessori, J. Piaget entre outros estudiosos que reconhecem a criança como um ser potente, ativo e capaz de construir seus conhecimentos a partir das suas próprias vivências e experiências, atribuindo significados aos seus aprendizados.

Os percursos educativos são pautados em projetos que podem surgir da curiosidade e desejo em aprender das crianças, necessidade da escola ou dos educadores.


Grupos:
G1 - 1,6 - 2 anos
G2 - 2 anos
G3 - 3 anos
G4 - 4 anos
G5 - 5 anos


Horários disponíveis:
⋆ Integral Estendido - 7h às 19h
* Integral - 8h às 18h
⋆ Intermediário - a combinar
⋆ 1/2 período - 8h às 12h ou 13h às 17h


Algumas literaturas que nos inspiram:
 

• ABORDAGEM PIKLER: EDUCAÇÃO INFANTIL
Organizador: Judit Falk
Editora: Omnisciência

• AS ORIGENS DO BRINCAR LIVRE
Autor: KALLO, EVA
Autor: BALOG, GYORGYI
Editora: Omnisciência

• VÍNCULO, MOVIMENTO E AUTONOMIA
Autor: Suzana Macedo Soares
Editora: Omnisciência

• AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância
Autor: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman
Editora: Prisma

 

 
 

Dia do
brinquedo dirigido

Bolos dos aniversariantes
preparados pelo grupo

Roda de frutas /
legumes / hortaliças

Ambientes organizados para aguçar a curiosidade, proporcionando aprendizados significativos, através do brincar

Período integral
estendido (7h - 19h)

Música, inglês e
iniciação esportiva