A Educação Infantil tem como fundamento e eixo de trabalho o brincar, as relações e interações das crianças como parte fundamental dos processos de aprendizagem. Garantindo-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, oportunizando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Desta forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.
A criança, no Almanaque, é protagonista em seus processos de aprendizagens e a partir do olhar atento e da escuta generosa dos nossos educadores tem a possibilidade de criar e apresentar hipóteses, expor suas ideias, questionar, compartilhar saberes e competências, ao mesmo tempo em que amplia seu modo de perceber a si mesma e ao outro, valorizando sua identidade, respeitando seus colegas e adultos, reconhecendo e valorizando a diversidade em todos os seres humanos.
Nosso trabalho pedagógico está fundamentado na perspectiva sócio-construtivista, inspirado na experiência educativa de Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia-Itália, Emmi Pikler, Montessori, J. Piaget entre outros estudiosos que reconhecem a criança como um ser potente, ativo e capaz de construir seus conhecimentos a partir das suas próprias vivências e experiências, atribuindo significados aos seus aprendizados.
Os percursos educativos são pautados em projetos que podem surgir da curiosidade e desejo em aprender das crianças, necessidade da escola ou dos educadores.
Grupos:
⋆ G1 - 1,6 - 2 anos
⋆ G2 - 2 anos
⋆ G3 - 3 anos
⋆ G4 - 4 anos
⋆ G5 - 5 anos
Horários disponíveis:
⋆ Integral Estendido - 7h às 19h
* Integral - 8h às 18h
⋆ Intermediário - a combinar
⋆ 1/2 período - 8h às 12h ou 13h às 17h
Algumas literaturas que nos inspiram:
• ABORDAGEM PIKLER: EDUCAÇÃO INFANTIL
Organizador: Judit Falk
Editora: Omnisciência
• AS ORIGENS DO BRINCAR LIVRE
Autor: KALLO, EVA
Autor: BALOG, GYORGYI
Editora: Omnisciência
• VÍNCULO, MOVIMENTO E AUTONOMIA
Autor: Suzana Macedo Soares
Editora: Omnisciência
• AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância
Autor: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman
Editora: Prisma